sábado, 26 de junho de 2010

DÉCIMO SEXTO DIA – 26 DE JUNHO DE 2010

Por Marcello Campos

JOGO 2 - OITAVAS DE FINAL - EUA X GANA

O segundo jogo do dia, dando continuidade às oitavas, reuniu Estados Unidos e Gana.
E o jogo foi equilibrado do início ao fim, precisando ser decidido na prorrogação.
A partida mal começou e os africanos abriram o placar, com Boateng, numa linda arrancada da intermediária, aos 5 minutos de bola rolando. O gol assustou o time americano, que parecia perdido em campo, dando espaços aos adversários, que dominavam a partida. Com um pouco mais de calma, Gana poderia ter ampliado a vantagem no primeiro tempo, mas não soube se aproveitar do bom momento no jogo. Os americanos tiveram apenas uma chance clara na primeira etapa, quando Findley chutou em cima do grande goleiro Kingson.
As equipes voltaram do intervalo e a postura americana mudou completamente. O treinador Bradley tirou Findley e colocou o brasileiro naturalizado Feilhaber, numa boa alteração, que colocou a equipe mais à frente. Aos 17 minutos, Dempsey foi derrubado na área e o juiz marcou pênalti, corretamente. Donavan bateu e empatou o jogo. Após o empate, os americanos cresceram muito na partida e por pouco não viraram. Altidore perdeu duas chances de marcar o gol que poderia ser o da classificação. Mas, como nada mudou, o jeito foi a prorrogação. E fazendo valer uma das máximas mais famosas do futebol, “Quem não faz, leva”, a seleção africana, logo aos 3 minutos fez o segundo, com o artilheiro Gyan e colocou tons de drama no jogo para os americanos e o olho relógio, para os ganeses. O tempo passou e os americanos não conseguiram ao menos o empate, que levaria a partida para os pênaltis. Fim de papo. Fim de sonho americano. No, we can´t! Esse foi o sentimento que a torcida americana ficou após o apito final do árbitro. Mas, os ianques caíram de pé. Fizeram uma grande copa do e mostraram ao mundo que, cada vez mais, crescem no futebol.
E para os africanos de Gana, fica o sentimento de representar muito bem a África no primeiro mundial no continente. Merecida festa africana. Parabéns Gana!

2 comentários:

  1. Beleza irmão. parabens pelo blog. Muito sucesso !

    grande abraço.

    Avante Mengão (quer dizer, Brasil)


    Filipe

    ResponderExcluir