terça-feira, 22 de junho de 2010

DÉCIMO PRIMEIRO DIA – 21 DE JUNHO DE 2010

Por Marcello Campos

Três jogos Fecharam a segunda rodada da copa.
No primeiro, pelo grupo G, os portugueses não tomaram conhecimento da seleção norte coreana e aplicaram a décima maior goleada da história das copas. Simplesmente 7 a 0. Isso mesmo! Portugal meteu sete no mesmo time que nosso Brasil sofreu e venceu apenas por 2 a 1. Agora, sexta feira, Brasil e Portugal fazem o último duelo do grupo para decidir quem fica em primeiro lugar. E agora? Eles vêm pra lá de motivados! E nós, sem Kaká, vamos ter que jogar ainda mais!
Falando um pouco do jogo de hoje, Portugal foi superior do começo ao fim e não deixou os asiáticos respirarem um segundo. O placar só foi aberto aos 30 do primeiro tempo, com o tatuado Raul Meireles. E a porteira estava aberta! Simão, Hugo Almeida, Tiago e Liédson marcaram e o placar já figurava 5 a 0 para os lusos. Faltava mais o que? Faltava o dele! Cristiano Ronaldo, que não marcava a dois anos pela seleção em jogos oficiais, quebrou o jejum e fez o sexto da goleada, num gol no mínimo engraçado, após bela roubada de Liédson. E, fechando o placar, Tiago, melhor em campo, fez o sétimo. Aos coreanos quando o juiz apitou só restou pensar: Ufa! Ainda bem que acabou! Mais alguns minutos e o placar facilmente chegaria aos dez. Construída mais uma goleada na copa! E mais uma goleada de um time só, assim como aconteceu com a Alemanha na primeira rodada. Mérito total para os portugas, que buscaram o resultado desde o início e continuaram a fazer gols mesmo com o jogo já decidido. Bonito de se ver! Se cuida, Brasil!

No segundo jogo do dia, o Chile teve mais uma boa atuação e manteve os 100% na copa. O placar de 1 a 0 contra a Suíça poderia ter sido maior se a seleção chilena não tivesse desperdiçado tantos gols. Com um jogador a mais na maior parte do jogo, os sul-americanos atacavam de todas as maneiras em busca do gol que só saiu aos 30 da segunda etapa, com Mark Gonzalez. El Mago Valdívia, que entrara no segundo tempo muito bem, fez a jogada e lançou Paredes, que invadiu a área e cruzou bonito para Gonzalez cabecear muito bem e garantir a vitória dos chilenos. Agora, um empate na última rodada com os espanhóis classifica a equipe da El loco Bielsa para a fase final. Os suíços também podem se garantir na fase seguinte dependendo apenas de si. Basta vencer Honduras na última rodada por mais de um gol de diferença.

Para fechar o dia e a segunda rodada da copa, a Espanha enfim venceu, mas ainda não convenceu e nem mostrou o futebol que a credenciava favorita ao título antes do mundial.
Enfrentando a fraca seleção hondurenha, os espanhóis fizeram 2 a 0 com certa facilidade. Logo aos 15 minutos de jogo, Villa abriu o placar com um golaço. E era dia do artilheiro! Aos 5 do segundo tempo, chutou de fora da área, a bola desviou no zagueiro e entrou. Segundo dele e segundo da fúria no jogo. Não fosse o pênalti desperdiçado aos 15, Villa estaria liderando a artilharia da copa ao lado do argentino Higuaín. Ficou nisso. 2 a 0 Espanha, sem convencer mas garantindo os três pontos. Agora precisa vencer o Chile de qualquer maneira para avançar às oitavas. Grupo totalmente em aberto!

No saldo do décimo primeiro dia, a chuva de gols portuguesa foi linda. Fez aumentar, e muito, a média de gols na copa. Se na primeira rodada a média foi baixa, na segunda as coisas mudaram de figura, com apenas quatro jogos com menos de dois gols. Que os gols continuem a sair e a copa, que já melhorou, melhore ainda mais!

Terça feira, dia 22, décimo segundo dia e começará a terceira e decisiva rodada. E seleções tradicionais chorarão a volta pra casa. A primeira delas deve ser a França. Com a crise instalada e insatisfação geral no país, os franceses devem dar adeus ao mundial contra os donos da casa. Precisando vencer e ainda depender o resultado entre México e Uruguai, a missão dos Le Bleus é quase impossível. E ainda terão pela frente uma adversária que não se entregará fácil. A seleção anfitriã espera ao menos se despedir da copa com uma boa atuação diante de sua torcida como forma de gratidão pela festa feita em todo o país. Com isso, por volta de 13h (horário de Brasília) já saberemos os classificados do grupo A. Arrisco-me a dizer que mexicanos e uruguaios farão um “jogo de compadres” e o empate classificará as duas seleções. França e África do Sul também ficam no empate e morrem abraçados. O primeiro termina 1 a 1 e o segundo, 2 a 2.
E na parte da tarde, o grupo B tem seus dois últimos jogos. A Argentina fecha sua participação na primeira fase contra os gregos e acredito que mantenha seus 100%. Palpite: 2 a 0.
E o outro jogo entre Coréia do Sul e Nigéria classifica a segunda equipe. Acredito que o jogo empata e a Coréia segue. 1 a 1.
Agora, começa a hora da verdade. Quem segue, segue. O resto chora e volta pra casa!

Próximos Jogos:

MÉXICO X URUGUAI – 11H

FRANÇA X ÁFRICA DO SUL – 11H

GRÉCIA X ARGENTINA – 15:30H

NIGÉRIA X CORÉIA DO SUL – 15:30H

Nenhum comentário:

Postar um comentário