quarta-feira, 9 de junho de 2010

COPA DO MUNDO - QUEM CHEGA?

Por Marcello Campos

Copa do Mundo chegando e começam as especulações, os bate papos entre amigos, as conversas de bar... Quem serão os favoritos? Quem serão as zebras? E as decepções? Será que chegam os de sempre? E o Brasil, vai?!

Bom, diante do que as seleções vêm apresentando ao longo dos últimos anos, poderíamos, sem problema algum apontar os francos favoritos. Mas, como Copa do Mundo é Copa do Mundo e por se tratar de apenas 30 dias e 7 jogos até uma seleção chegar ao título, o que mais conta é o momento. Mas será só isso? Não! O que mais conta acredito que seja o momento sim, mas entra tradição, os craques e até os grandes técnicos.
Fazendo essa análise, apontaria 5 equipes como o “primeiro pelotão”: Brasil, Espanha, Holanda, Argentina e Inglaterra.

Em relação ao Brasil, nosso coração joga junto e torce para que a equipe do “ditador” Dunga queime a língua da maioria e nos traga o Hexa.
A equipe tem como ponto forte a sólida defesa. Começando pelo melhor goleiro do mundo na atualidade Julio Cesar, temos os experientes zagueiros Lucio e Juan e o grande lateral direito Maicon, deixando incertezas apenas na ala esquerda.
O meio campo é ultra dependente de um inspirado Kaká, que não atravessa uma boa fase e ainda vem de lesão. E a dupla de ataque é apenas boa, comparada às ultimas duplas que tivemos nas copas passadas: Ronaldo-Adriano(2006), Ronaldo-Rivaldo(2002), Bebeto-Ronaldo(98) e Bebeto-Romário(94).
Além disso, entre os favoritos, nosso grupo é o mais forte. Costa do Marfim e especialmente Portugal vão dar muito trabalho, deixando apenas a Coréia do Norte como a “baba” do grupo.

A equipe espanhola vem apontada no mundo inteiro como a melhor Espanha de todos os tempos. Atual campeã européia, segunda no ranking mundial da FIFA, o elenco é muito forte e tem como base jogadores que atuam no país, especialmente em Real Madrid e Barcelona. No me ver, a Espanha é a equipe mais equilibrada em todos os setores do campo. Possui o grande goleiro Casillas; o experiente xerife Puyol à frente de uma zaga formada por jovens talentos como Sergio Ramos e Piqué; um meio de campo de dar inveja com Xabi Alonso, Xavi, o craque Cesc Fábregas e o regular Iniesta, além de uma dupla de ataque poderosa com David Villa e o ídolo da equipe, Fernando Torres. A Espanha do bom treinador Vicente Del Bosque tem um grupo bem fácil com as fracas, Suíça e Honduras, e apenas o Chile pode incomodar, mas nem tanto. A fúria promete enfim, fazer história na Copa da África.

A Holanda talvez seja, das favoritas, a menos falada, menos badalada. E isso pode ser muito favorável para a equipe. Primeira seleção a se classificar para o mundial, a laranja mecânica vem comendo pelas beiradas e certamente mostrará sua força. Com uma defesa de jogadores experientes e rodados e uma forca ofensiva jovem e eficaz, a Holanda promete. As grandes fases de Sneijder e Robben, campeão e vice da Europa respectivamente, podem fazer a diferença. Se não esbarrar mais uma vez no Brasil (94 e 98) hahaha, o carrossel pode voltar a funcionar. O grupo não e dos mais fáceis (Dinamarca, Camarões e Japão), mas a Holanda ao deve ter dificuldades.

Bom, se tratando de momento, nossos vizinhos argentinos vivem o melhor entre todas as seleções da copa. Se por mais uma vez não chegar será uma surpresa, pois esse ano os hermanos vem com tudo rumo ao tri. Com o eterno ídolo Maradona no comando, a equipe tem como ponto fraco a frágil defesa, mas compensa com talvez, o melhor setor ofensivo da competição. O experiente craque Verón tem a companhia de Angel Di Maria, uma jovem promessa, no meio de campo. Enquanto isso, no ataque, o melhor jogador do mundo, o talentosíssimo Lionel Messi terá a companhia do atual campeão europeu Diego Milito em fase áurea, alem de Carlitos Tevez, Sergio Aguero e Gonzalo Higuain como outras ótimas opções no setor. Enfim, com um dos grupos mais fáceis da primeira fase (Nigéria, Coréia do Sul e Grécia), essa Argentina vem para dar o que falar!

Por fim a ultima favorita, Inglaterra. Com uma equipe bem equilibrada e competitiva, tem uma defesa solida, os inteligentes Lampard e Gerrard no meio e o craque do time, Wayne Rooney no ataque. Apesar da baixa do ídolo e experiente David Beckham, o treinador Fabio Capello tem tudo para ir longe com o “British Team” e quem sabe sonhar com o bicampeonato mundial.

Bom, acredito que entre estas 5 seleções, quem terá a maior dificuldade na primeira fase será nosso Brasil. Se todos os 5 avançarem como os melhores de seus grupos, mais uma vez existe a possibilidade de cruzarmos com os Holandeses nas quartas de final e quem sabe não teremos as seguintes semifinais: Brasil X Inglaterra; Argentina X Espanha. Nada mais justo em minha opinião, para as melhores equipes do mundo atualmente.

Claro que, alem das 5 existem mais 27 equipes na competição e algumas delas podem surpreender, seja por possuírem grandes jogadores ou pela tradição em copas.
Portugal, de Cristiano Ronaldo e Cia. e uma dessas e tem tudo para chegar, mas precisa superar algumas desconfianças.
As tradicionais Franca, Itália e Alemanha podem chegar pelo histórico em mundiais e seus 8 títulos no currículo, pois possuem equipes fracas para o que representam na historia das copas.
México, Costa do Marfim, Paraguai, Uruguai, Servia, EUA, Chile, Dinamarca e a anfitriã África do Sul podem ser gratas surpresas, pois possuem bons times e podem aprontar e incomodar os grandes.
As outras 14 seleções vão para África apenas para fazer figuração. Não acredito que devam “atrapalhar” a vida de ninguém, a não ser que a zebra saia do deserto africano e venha para o gramado.

Vamos nessa! Que comece a copa! Vamos Brasil! Que a sorte esteja do nosso lado.
Se valer a superstição, em 94 foi nossa, em 98 não. Em 2002 foi nossa, em 2006 não. 2010 nossa?! Que venha o hexa!

*Coluna escrita por Marcello Campos para o site www.copadogeraldao.com.br


Um comentário: