terça-feira, 22 de junho de 2010

DÉCIMO SEGUNDO DIA – 22 DE JUNHO DE 2010

Por Marcello Campos

Nesta terça feira, quatro seleções confirmaram sua classificação para fase final, três seleções voltaram pra casa e uma, a anfitriã, que não tem como voltar pra casa, vai ter que escolher alguém para torcer. E ao que tudo indica, a torcida brasileira deve ganhar um reforço.

A última rodada da copa começou com os dois jogos que fecharam o grupo A .
Como já era previsto, Uruguai e México avançaram e a atual vice-campeã França e a anfitriã África do Sul deram adeus ao mundial. Os africanos se tornaram os primeiros donos da casa a não passarem da primeira fase da competição.
O jogo entre os eliminados foi mais emocionante, até pelas circunstâncias e a ligeira esperança. Os africanos foram pra cima dos franceses com autoridade e parecia que quem ostentava um título mundial eram os donos da casa. Diante de uma França nitidamente abatida pela crise, os bafana bafana fizeram dois gols na primeira etapa, Khumalo e Mphela, e alimentaram o torcedor local de esperança. Esperança que aumentou ainda mais quando antes do final do primeiro tempo, no outro jogo, o Uruguai fazia 1 a 0 nos mexicanos. Bastava fazer um gol e torcer para que o Uruguai também fizesse outro para se classificar. Mas, já no segundo tempo, aos 24, a ducha de água fria. Os franceses marcaram, com Malouda, e mataram as remotas chances africanas. Fim do sonho. Mas espera-se que seja o começo de muita coisa num país humilde que se entregou por completo a sua seleção e à copa do mundo. Uma pena! Uma desclassificação que certamente não doeu apenas nos sul africanos. Doeu em boa parte do mundo, que em sua maioria, gostaria de ver esse futebol alegre e divertido ir mais longe. Parabéns à equipe pela dedicação e vontade. Faltou apenas não bobear no primeiro jogo, quando permitiu o gol de empate mexicano. Ali, pra mim, a equipe assinou a eliminação.
No jogo dos classificados, chances para os dois lados, com o Uruguai sabendo aproveitar melhor marcando o único gol do jogo, com Suarez, no fim da primeira etapa. Os mexicanos colocaram três bolas na trave ao longo da partida e não conseguiram o empate. De bonito, ficou a atitude das duas equipes em campo, eliminando qualquer suspeita em relação a corpo mole feita antes da partida. Avançam Uruguai e México, e caem, França e África do Sul.

Na segunda parte do dia, nos jogos da tarde, os classificados do grupo B foram conhecidos e consequentemente, os eliminados, também.
A Argentina entrou em campo sem sete titulares e jogou no ritmo de treino contra a fraca seleção grega, que até lutou, mas não o suficiente para frear Messi e Cia. O primeiro tempo terminou sem gols e os gregos até se animaram ao saber que, no outro jogo, a Nigéria abrira o placar contra os sul-coreanos, no gol marcado por Uche. Resultado parcial que levava os europeus à fase seguinte. Mas, a alegria durou pouco. Os asiáticos empataram ainda no primeiro tempo , com Jung-So e logo no início do segundo, viraram a partida pra cima dos nigerianos, com o belo gol do camisa 10, Park Chu-Young. Com esse resultado, os gregos precisavam da vitória sobre os argentinos e ainda torcer para que a Nigéria ao menos empatasse. O que aconteceu aos 24 minutos. Mas, logo depois, aconteceu o pior. O gol argentino aos 32 minutos, com Demichelis, deu ponto final às esperanças gregas. No entanto, o jogo entre nigerianos e coreanos pegou fogo até o fim, pois mais um gol dos africanos classificava a equipe de Lars Lagerback à fase seguinte. O gol não veio neste jogo e sim no outro. Messi, com mais uma grande atuação, arriscou de fora e no rebote a bola sobrou nos pés do iluminado Palermo, que só completou, marcando o segundo gol argentino e fechando o caixão grego. Fim de papo. Argentina classificada com 100% de aproveitamento, em primeiro lugar e a Coréia, que segurou o empate com os nigerianos, avança em segundo. Mais uma seleção africana e mais uma seleção européia que dão adeus à copa, mostrando que quem está realmente dando as cartas no mundial, são os latino-americanos.

Duelos Definidos:

Uruguai(1º do A) X Coréia do Sul (1ª do B) – Sábado, dia 26 às 11h em Port Elizabeth.

Argentina (1ª do B) X México (2º do A) – Domingo, dia 27 às 15:30h em Johannesburgo

Dois duelos que prometem. O Uruguai é favorito no primeiro confronto e a Argentina, no segundo. Mas, os hermanos que se cuidem porque a seleção mexicana é muito bem armada e não vai entregar nada fácil.
A briga é de cachorro grande! Agora sim sinto o cheiro de Copa do Mundo!

E amanhã mais dois grupos se encerram. Pela manhã, o C. E à tarde, o D.

Próximos Jogos:

ESLOVÊNIA X INGLATERRA – 11H

ESTADOS UNIDOS X ARGÉLIA – 11H

GANA X ALEMANHA – 15:30H

AUSTRÁLIA X SÉRVIA – 15:30H

Nenhum comentário:

Postar um comentário