segunda-feira, 14 de junho de 2010

TERCEIRO DIA – 13 DE JUNHO DE 2010

ERRATA – Na coluna de ontem, ao afirmar que o jogo entre Sérvia e Gana, segundo do dia, seria o primeiro confronto entre europeus e africanos, cometi um erro, uma vez que o jogo anterior entre Eslovênia e Argélia já se caracterizara como um confronto destes.

O dia começou com um confronto bastante sonolento, ainda mais por se tratar do jogo das 8:30 da manhã. Certamente muitos que acordaram para assistir dormiram novamente ainda no primeiro tempo. A Eslovênia venceu a Argélia por 1 a 0 com uma grande colaboração do goleiro argelino, que falhou feio no lance, acumulando mais um frango na copa. Num jogo sem muitas emoções, o frango do goleiro e a imaturidade do expluso atacante argelino (pôs a mão na bola sem total necessidade) foram os lances mais interessantes da partida. E foi só. A Eslovênia fez seus primeiros pontos numa copa do mundo e não deve passar disso. As duas equipes devem ficar pela primeira fase.

Na segunda partida do dia, Sérvia e Gana se enfrentaram num jogo que prometia ser mais emocionante, mas, foi interessante. Com chances disperdicadas para os dois lados, o jogo parecia caminhar para o 0 a 0 quando Gana, um pouco mais agressiva na partida, teve um pênalti bem marcado a seu favor e não deu chance para o azar. 1 a 0 para os africanos igualando o dia em confrontos com os europeus. Um prêmio para a equipe que buscou mais o resultado durante o jogo, diferente da equipe do leste europeu, que esperava os erros dos africanos para contra atacar. Gana pinta como forte candidata a passar de fase.

E fechando o dia, os alemães estrearam com uma atuação impecável. Diante da fraca seleção australiana, os 4 a 0 ficaram até barato. Buscando o resultado desde o primeiro minuto de jogo, a Alemanha deu show e já mostra que não veio para brincadeira. O time jovem e muito bem armado pelo treinado Joachim Low, joga com rapidez e inteligência. Quem acompanha o futebol alemão de longa data, pode dizer que a equipe joga com uma característica totalmente nova, com um futebol ofensivo e alegre, buscando o gol o tempo todo, diferente do clássico jeitão defensivo que a Alemanha sempre jogou. Grande jogo de uma equipe só. Grande vitoria alemã que já assusta a todos. Arrisco a dizer que ja e a primeira seleção garantida na segunda fase.

O dia termina com uma nota 6,5. Um jogo muito fraco tecnicamente no começo do dia, um segundo com lapsos de emoção e um terceiro recheado de gols e jogadas bonitas. Destaque para a falha do goleiro argelino; para a alegria de Gana com a importante vitória; e para o futebol envolvente apresentado pelos alemães. Nos meus palpites, um cravado e dois bem próximos!

Quarto dia, mais 3 jogos. No primeiro, bom confronto europeu. Holanda e Dinamarca farão um jogo disputado, com uma leve vantagem para os holandeses, mesmo sem o craque Robben. Acredito num 1 a 0 Holanda.
O segundo jogo promete ser uma correria só. Com características velozes, Japão e Camarões se enfrentam num jogo que considero igual. As duas equipes possuem qualidades ofensivas mas defesas frágeis. Promessa de um jogo de muitos gols. Arriscaria um 2 a 2.
E o terceiro e último jogo do dia promove a estréia da atual campeã do mundo Itália. Contra um Paraguai bem armado, a seleção italiana deve ter dificuldades, ainda mais pela pressão de ser a defensora do título. Aposto em um novo empate. 1 a 1.

Jogos:

HOLANDA X DINAMARCA – 8:30H

JAPÃO X CAMARÕES – 11H

ITÁLIA X PARAGUAI – 15:30H

Um comentário: