sábado, 19 de junho de 2010

OITAVO DIA – 18 DE JUNHO DE 2010

Por Marcello Campos

A zebra acordou cedo nesta sexta feira na África. Logo no primeiro jogo do dia, já entrou em campo e derrubou a melhor seleção da primeira rodada. A seleção alemã chegou para o jogo contra a Sérvia com toda a banca de favorita, mas não foi assim que a banda tocou. O jogo começou com a Alemanha partindo pra cima e a Sérvia só se defendendo, com apenas um atacante em campo. Depois de perder duas chances de abrir o placar, os alemães sofreram um duro golpe. Klose, que já havia levado o cartão amarelo, foi expulso de forma rigorosa pelo árbitro aos 36 minutos, complicando de vez a vida dos bávaros. E para piorar o drama, logo depois, os sérvios abriram o placar, aos 38 com Jovanovic. Após o gol os alemães partiram em busca do empate e pressionaram até o fim da primeira etapa, sem sucesso.
O segundo tempo começou da mesma forma que acabou o primeiro, com a Alemanha em cima. Uma, duas, três chances de gol e nada, o drama só aumentava. Aos 14, portanto, o experiente zagueiro Vidic colocou inexplicavelmente a mão na bola. Pênalti para os alemães, que Podolski desperdiçou, cobrando com total displicência. O pênalti perdido foi uma ducha de água fria na equipe, que murchou totalmente na partida. O treinador Joachim Low tentou mudar algumas peças para buscar ao menos o empate, mas não foi suficiente. A Sérvia saiu vencedora e, por duas vezes, não aumentou o placar em rápidos contra-ataques, comandados pelo craque Stankovic e pelo bom jogador, Krasic. Agora, o grupo embolou de vez com Alemanha, Sérvia e Gana (um jogo a menos) com três pontos cada. A última rodada promete!

No segundo duelo do dia, pode-se dizer que foi o primeiro grande jogo da copa, com fortes emoções. Jogo que começou de certo ponto fraco tecnicamente, mas com duas equipes dedicadas em busca da vitória, com a Eslovênia um pouco mais organizada do que os americanos. Tanto que, logo aos 12 minutos, num chute de fora, Birsa arriscou e abriu o placar. A Eslovênia ainda melhor postada seguia melhor na partida. Os americanos, na base da vontade buscavam o empate e cresciam no jogo. No final da primeira etapa, porém, os europeus aumentaram a vantagem com Ljubijankic, aproveitando o lançamento, tocando na saída do goleiro.
Os americanos voltaram para o segundo tempo dispostos a mudar o panorama da partida, e logo aos dois minutos, Donavan fez um belo gol, escapando pela direita. A partir daí, a seleção ianque se mostrava muito melhor enquanto os eslovenos aparentavam cansaço. Os europeus se seguravam como podiam mas, aos 36 não teve como. Bradley, filho do treinador, tocou de bico e igualou a partida. Não satisfeitos, os americanos queriam mais. Queriam fazer história e virar o jogo. E só não viraram porque o juiz, ERRADAMENTE, anulou um gol legal da equipe, para revolta geral em campo, e fora dele. Fim de jogo, e que jogo! 2 a 2 e o protagonista da partida acabou sendo o árbitro de Mali (de onde??), responsável por um erro inadimissível, ainda mais numa copa do mundo. Vergonhoso!

E para completer o oitavo dia de competição, Inglaterra e Argélia entraram em campo e fizeram o pior jogo da copa até o momento. Numa partida sonolenta, os ingleses não tiveram capacidade de furar o bolqueio dos argelinos e se complicaram bastante no grupo C. Com Rooney e Lampard sumidos em campo, apenas Gerrard ainda tentou alguma coisa, sem sucesso. O técnico Fábio Capello demorou muito a mexer na equipe e só no final colocou um time mais veloz com Wright-Phillips e Defoe. Já era tarde. Ainda colocou o grandalhão Crouch para explorar alguma jogada aérea mas também não funcionou. Fim de jogo. Melancólico empate em 0 a 0. Os ingleses agora vão ter que jogar muito mais do que jogaram nas primeiras partidas para vencer o bom time da Eslovênia e avançar às oitavas. Os americanos agradeçeram muito o resultado, fazendo com que dependam só de si para a classificação.

O oitavo dia termina. Destaque para as zebras que derrubaram os grandes nessa sexta feira. A vitória Sérvia sobre os alemães e o empate inglês com a Argélia. Destaque também para o emocionante jogo entre Eslovênia e Estados Unidos. Jogo que aumentou a nota do dia. 7,5.

Nono dia e a segunda rodada continua. Holanda e Japão abrem com a promessa de um belo jogo, com as duas equipes em busca da classificação antecipada, uma vez que venceram seus primeiros jogos. Aposto em vitória holandesa, mesmo sem Robben. 2 a 1.
Segundo jogo, Gana e Austrália. Se Gana vencer praticamente garante vaga deixando a Alemanha ainda mais pressionada. E deve vencer. 2 a 0.
Fechando o dia, Camarões e Dinamarca fazem mais um jogo dos desesperados na copa. Depois de perderem na estréia, precisam da vitória para ainda sonhar com as oitavas de final. Acredito que morrerão juntos. Empate. 1 a 1.

Próximos Jogos:

HOLANDA X JAPÃO – 8:30H

GANA X AUSTRÁLIA – 11H

CAMARÕES X DINAMARCA – 15:30H

Nenhum comentário:

Postar um comentário