quarta-feira, 16 de junho de 2010

QUINTO DIA – 15 DE JUNHO DE 2010

Por Marcello Campos

O dia começou com um jogo fraco tecnicamente, mas com duas equipes dispostas a vencer. A Eslováquia, com mais qualidade, saiu na frente no início da segunda etapa com Vittek e dava a entender que venceria até por um placar mais elástico. Mas, pela covardia eslovaca de querer segurar o resultado, veio o castigo no fim da partida. Já nos acréscimos, bola levantada na área e gol de cabeça de Reid. Um resultado que acabou sendo justo pela vontade e persistência dos neozelandeses mesmo tendo uma equipe inferior. No final das contas, péssimo resultado para os eslovacos que com a vitória podiam sonhar com uma classificação, que agora ficou bem difícil. Itália e Paraguai devem ser os classificados do grupo F.

No segundo jogo do dia e primeiro duelo do grupo G (grupo brasileiro), Costa do Marfim e Portugal protagonizavam um duelo que prometia ser um dos melhores da primeira fase, mas, foi longe disso. Num jogo repleto de pontapés e muito pouco futebol, o resultado não poderia ser outro, 0 a 0. O astro luso Cristiano Ronaldo chutou uma bola na trave, mas se preocupou muito mais em reclamar dos adversários do que jogar futebol. No fim do jogo, os marfinenses quase marcaram pro duas vezes. Se alguém tivesse que sair vencedor, em minha opinião, seriam os africanos. Se os portugueses buscam ir longe à copa, o treinador Carlos Queiroz terá que melhorar muito a postura de sua equipe em campo.

E finalmente, no terceiro jogo do dia, diante de um frio de quase zero grau, a seleção brasileira estreava na copa contra a misteriosa Coréia do Norte. O primeiro tempo foi sofrível com um jogo muito amarrado no meio de campo, sem chances de gol. O meio de campo brasileiro pouco criava, principalmente o sumido Kaká, e Luis Fabiano parecia dormindo em campo. Robinho, o único lúcido do sistema ofensivo buscava espaços, sem sucesso. As laterais, muito pouco acionadas na primeira etapa pareciam ser a solução. E realmente foram. Na segunda etapa, logo aos 9 minutos, Elano achou Maicon na passada pela direita e lançou. O lateral invadiu a área e sem saber se cruzava ou chutava, acertou em cheio e balançou a rede coreana, para alívio do povo brasileiro.
Com o gol, o Brasil passou a usar mais seus laterais e abriu mais o jogo. Kaká continuava apagado em campo. Daniel Alves já estava na beira no campo para entrar quando pintou o segundo gol brasileiro. Jogada feita pelos dois melhores jogadores em campo. Robinho fez um lançamento genial para a entrada o ex-companheiro de Santos, Elano, sempre pela direita, que completou de primeira sem chances para o goleiro asiático, fazendo 2 a 0 para a nossa seleção. Logo após o gol, Dunga, em minha opinião, sacou erradamente Elano, colocou Daniel Alves e a seleção caiu de produção. Em uma Nova tentativa de movimentar o time, agora sim com razão, Dunga tirou o ainda longe de ser o craque que Kaká é, e lançou Nilmar, colocando o time pra frente. Na primeira oportunidade que teve, o ex-colorado chutou bem para defesa do goleiro adversário, coisa que Luis Fabiano, sumido em campo, não fez durante toda a partida. Felipe Melo, outro omisso deu lugar a Ramires que não entrou bem. No final do jogo, quando parecia que íamos terminar com uma boa vantagem, veio o castigo. Aos 43 minutos, a zaga dormiu e Lúcio assistiu Yum Nam entrar livre na cara de Julio Cesar e diminuir a vantagem, dando números finais à partida. Pelo futebol apresentado nos 90 minutos, o resultado foi justo, uma vez que os coreanos marcaram muito bem e também buscaram o gol quando achavam espaços. Estréia fraca da seleção brasileira que, se quiser buscar o hexa vai ter que correr muito e evoluir, principalmente Kaká e Luis Fabiano, que ficaram muito abaixo do que podem render na equipe. Destaque para a boa partida de Elano, dos laterais, Michel Bastos e principalmente Maicon, do seguro zagueiro Juan e Robinho, chamando a responsabilidade e indo pra cima como tem que ser.
Por se tratar de estréia, do frio e de alguns jogadores ainda estarem aquém da forma ideal, os 3 pontos foram de bom tamanho. Agora, contra Costa do Marfim e Portugal, a chapa vai ferver!

No saldo final do quinto dia, os parabéns pela persistência neozelandesa premiada com o empate sobre a Eslováquia; a decepção do jogo Portugal e Costa do Marfim que prometia muito mais; e a fraca estréia brasileira, que pelo menos é líder do grupo G.

No sexto dia, mais três jogos. Dois deles fecham a primeira rodada do mundial, incluindo a estréia da favorita Espanha e o terceiro já abre a segunda, com os anfitriões pegando os uruguaios.

Próximos Jogos:

HONDURAS X CHILE – 8:30H

ESPANHA X SUÍÇA – 11H

AFRICA DO SUL X URUGUAI – 15:30H

Um comentário: