terça-feira, 7 de junho de 2011

OBRIGADO FENÔMENO!



Por Marcello Campos

Hoje às 21:50 no Pacaembu, o Brasil se despede com muito orgulho de um dos melhores de todos os tempos, o artilheiro das copas pela seleça, Ronaldo Fenônemo.
Ronaldo dedicou 18 anos de sua vida ao futebol e não é exagero dizer que ganhou TUDO. Mal apareceu para o mundo e com, 17 anos (assim como Pelé), ganhou sua primeira Copa do mundo. Tudo bem que Pelé levou o caneco em 1958 jogando fino e fazendo gol até em final de Copa, mas com Romário na fase que estava em 1994, ainda não precisávamos do R9, ainda. Já que estamos falando de Copa, Ronaldo jogou quatro, foi a três finais e levou dois títulos, no segundo deles(2002), fez os 2 gols da final contra a Alemanha; E fez nada mais nada menos do que 15 gols, se tornando o artilheiro das copas. Tá bom? Não. Ronaldo foi eleito 3 vezes o melhor do mundo, com apenas Zidane com a mesma marca; conseguiu a difícil missão de ser ídolo tanto no Barcelona quanto no Real Madrid, ganhando diversos títulos em ambos; e tentou repetir o feito, dessa vez sem muito sucesso, trocando a Inter de Milão pelo Milan; Sem esquecer sua primeira equipe na Europa, o PSV, aonde é ídolo até hoje; No total, foram 352 gols em 515 jogos, chegando a média de quase 0,7 por jogo, o que é de altíssimo nível.

Ronaldo não viveu só de glórias, viveu grandes polêmicas e contusões. O episódio com os travestis em 2008 e a série de lesões sérias no joelho, que talvez o impediram de ir até mais longe na carreira foram algumas dessas. A maior, no entanto, foi a misteriosa convulsão, na véspera da final da Copa de 1998, em que acabamos derrotados pelos franceses. Até hoje essa história é muito mal contada...

Deixemos os problemas de lado para exaltar o monstro que foi Ronaldo nos gramados e a saudade que deixarão seus gols às equipes que passou e à nossa seleção.
Obrigado Ronaldo! Você com certeza deu muito mais orgulho à esse povo brasileiro do que muitos políticos e governantes que nunca fizeram nada pelo nosso país, carente de ídolos como você.

2 comentários:

  1. boaaaa mulekao! Ronaldo foi foda mesmo! crescer vendo esse cara jogando futebol é p poucos...e é como o romário disse: depois dele (romário), o ronaldo foi o melhor!

    ResponderExcluir
  2. Acho ele o melhor que eu vi nos campos! Exemplo de vida e superação! E os heróis da vida real não estão imunes aos erros!!
    Abs,
    Bettino

    ResponderExcluir