segunda-feira, 16 de maio de 2011

CAMPEÕES

Por Marcello Campos

Depois de um fim de semana cheio de emoções, os campeões estaduais dos principais estados brasileiros estão definidos. São eles: Flamengo(Carioca); Coritiba(Paranaense) e Ceará(Cearense) antecipados; além de Santos(Paulista); Cruzeiro(Mineiro); Internacional(Gaúcho); Santa Cruz(Pernambucano); Bahia de Feira(Baiano); Atlético(Goiano) e Chapecoense(Catarinense); Estes definidos ontem.
Analisando um a um, podemos destacar algumas hegemonias, bons equilibrios e gratas surpresas.
No Rio, se fizermos um retrospecto dos ultimos cinco anos, o Flamengo esteve presente em todas as finais, ganhando quatro canecos. E se formos um pouco mais longe, o rubro-negro carioca faturou nada mais nada menos do que oito em treze títulos disputados, sendo dois tricampeonatos(1999-00-01; 2004; 2007-08-09; 2011). Uma hegemonia e tanto para um estado com quatro grandes representantes.
Em São Paulo, a segunda geração dos garotos da Vila confirmou seu favoritismo e garantiu o bicampeonato. Pode-se dizer que o Santos é outro que vem dominando seu estado, chegando a cinco das últimas seis finais., com quatro títulos.
Saindo do eixo Rio-SP, falamos de doius duelos de muito equilibrio: Minas e Rio Grande do Sul.
Em minas, o Cruzeiro fez valer o melhor elenco e Cuca levou seu segundo título como treinador. Um título merecido pra equipe que parece ser a mais completa para o campeonato brasileiro. Já em Porto Alegre, a decisão foi um gre-nal pra ninguém botar defeito. Técnicos ídolos, catimba, 180 minutos nervosos e recheados de gols e falhas. No saldo final de Inter, depois de dois placares nada comuns e rigorosamente iguais. E mais curioso ainda, o Grêmio venceu o jogo do Beira Rio e o Inter venceu o jogo do Olimpico, levando e vencendo a decisão de pênaltis, após três defesas do contestado goleiro Renan.
Só pra completar, quero dar os parabéns aos outros campeões, em especial ao Coritiba e ao Ceará, que além de seus títulos com sobras em seus estados, ainda protagonizam uma das finais da Copa do Brasil. O outro jogo será entre Vasco e Avaí. Mas Copa do Brasil discutimos depois. Esta coluna é para dar os parabéns aos campeões. Chapecoense em Santa Catarina e Bahia de Feira na Bahia, são as gratas surpresas, além do resurgimento do Santa Cruz em recife.

Ufa, Haja folego. Tem muito futebol vindo por aí. Quarta tem Copa do Brasil, Libertadores; Sexta já começa a série B e sábado a série A. Ainda tem Champions League dia 28 com um jogo imperdível, os campeões em seus países, Barcelona e Manchester, duelam pela Liga.

Vem muito mais pela frente.

E eu estou de volta!

Grande Abraço e boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário